O bullying precisa ser combatido
O bullying, que ataca escolas e outras instituições, precisa ser tratado, discutido e evitado. Sabemos que educadores conhecem o termo, mas apenas para lembrar: bullying é a prática de atos violentos e intencionais que se repetem muitas e muitas vezes contra alguém que não apresenta defesa.
Tal prática causa muitos danos, inclusive, e ainda pior, quando são psicológicos. Todas as formas de discriminação que falamos aqui: racismo e deficiências são passíveis de bullying, mas não só. Ela pode aparecer em inúmeras situações, muitas vezes, mesmo diferenças que nada afetam ou incapacitam pessoas, como a cor dos cabelos, a estatura (muito alta ou baixa), cacoetes e manias, maneiras de comportamento que chamem a atenção, uso de óculos e mesmo o tipo de vestimenta e objetos que carregam.
Importante notar que muitas vezes esses eventos se confundem com brincadeiras, falta de limites, condutas “sem noção” ou até mesmo “coisa de criança”. Nenhuma dessas formas de nomear é boa ou ruim por si só. Elas precisam ser compreendidas, discutidas e problematizadas para que se encontrem caminhos de solução e abrandamento para ambos os lados.