Por meio de oficinas realizadas com educadores das cidades envolvidas, o projeto é apresentado e todos são convidados a fazer parte dele de acordo com suas necessidades, vivências e desejos educacionais. Um mergulho em duas áreas do conhecimento – Língua Portuguesa e Ciências Naturais – é o pontapé inicial do projeto.
ouça aqui:
Produção dos alunos
Na sala de aula, junto de seus professores e com auxílio pedagógico destes, os alunos produzem cartas e ilustrações sobre o tema. Trabalhando em duplas para aprender igualmente os conteúdos apresentados para que façam total sentido a eles.
ouça aqui:
Escolha das cartas e ilustrações
Nesta etapa existem algumas regras mais ajustadas para a participação igualitária de todos os alunos: cada escola deve selecionar quatro produções (texto e ilustração) para representá-la. As produções são elaboradas em formulário específico, que é disponibilizado a cada educador.
ouça aqui:
Publicação em livro e narrações
Em seguida, as criações dos alunos são avaliadas por uma banca e as selecionadas compõem a produção do livro. Todas as escolas participantes tem pelo menos um trabalho publicado no livro e recebem, gratuitamente, vários exemplares. Os alunos que têm seus textos publicados são convidados a narrá-los.
ouça aqui:
Apresentação da iniciativa
Por meio de oficinas realizadas com educadores das cidades envolvidas, o projeto é apresentado e todos são convidados a fazer parte dele de acordo com suas necessidades, vivências e desejos educacionais. Um mergulho em duas áreas do conhecimento – Língua Portuguesa e Ciências Naturais – é o pontapé inicial do projeto.
ouça aqui:
Produção dos alunos
Na sala de aula, junto de seus professores e com auxílio pedagógico destes, os alunos produzem cartas e ilustrações sobre o tema. Trabalhando em duplas para aprender igualmente os conteúdos apresentados para que façam total sentido a eles.
ouça aqui:
Escolha das cartas e ilustrações
Nesta etapa existem algumas regras mais ajustadas para a participação igualitária de todos os alunos: cada escola deve selecionar quatro produções (texto e ilustração) para representá-la. As produções são elaboradas em formulário específico, que é disponibilizado a cada educador.
ouça aqui:
Publicação em livro e narrações
Em seguida, as criações dos alunos são avaliadas por uma banca e as selecionadas compõem a produção do livro. Todas as escolas participantes tem pelo menos um trabalho publicado no livro e recebem, gratuitamente, vários exemplares. Os alunos que têm seus textos publicados são convidados a narrá-los.